A comunicação eficaz é símbolo de poder e autoridade com também de sucesso profissional. Cada vez mais em nosso mundo globalizado, a busca da excelência nas comunicações é um desafio para quem pretende atingir alto nível de profissionalismo e contribuir para o bom desempenho dos seus negócios.
As pessoas passaram a se preocupar mais em como se expressar, pois no meio empresarial, o colaborador necessita saber se comunicar para dirigir reuniões, defender projetos, lançar produtos, dar entrevistas em nome da empresa, e com isso, todos estes recursos devem ser feitos de maneira efetiva, ou seja, comunicando – os bem. Quem se comunica com eficiência estará automaticamente “vendendo seu peixe”, ou seja, realizando seu marketing pessoal.
A comunicação possibilita o relacionamento entre as pessoas, fato este, ser um pré-requisito para inclusão na sociedade moderna, como também, colabora para o crescimento do processo de humanização (CARRASCO, 2001).
Num ambiente de trabalho, como numa empresa ou instituição, o processo de trabalho é algo dinâmico, não se tem muito tempo para pensar em como falar e com isso, podem ocorrer os famosos “erros de comunicação” como são ditos por leigos, mas na verdade o que acontece é a forma de emitir. Como exemplo: “... Há várias maneiras de pronunciar um “Sim”, em resposta uma pergunta. Você gostou do filme? Imaginemos que você não gostou muito e quer dar uma resposta evasiva. Uma das maneiras de demonstrar isso seria alongar um pouco a vogal e modificar gradativamente o tem em direção ascendente. Entretanto, se quisesse afirmar categoricamente, a direção do tom seria provavelmente descendente e abrupta” (MADUREIRA, 2005).
Este exemplo acima mostra como as pessoas não usam suas habilidades comunicativas de forma eficiente, mas não é porque não querem, e sim, porque não sabem como utilizar.
O comunicador deficiente comporta-se de maneira retraída ou inadequada e, num mercado competitivo, onde as oportunidades precisam ser constantemente garimpadas, deixa de aproveitar as chances oferecidas. As pessoas com problemas de comunicação estão sempre encontrando uma boa desculpa para não falar diante das pessoas, geralmente ficam irritados e colocam-se numa posição defensiva para se proteger, não participam espontaneamente das atividades que exijam comunicação e quando precisam falar, sem chance de se esconder, podem expressar-se de maneira ríspida e até com agressividade. (Alves & Romano, 2007)
Diante do exposto acima, vou destacar algumas dicas que é importante para seu desempenho profissional, porém não é suficiente, o ideal é buscar ajuda, se você achar necessário.
Bom convívio Social para desenvolvimento das relações interpessoais;
Observar a comunicação do outro;
Se conhecer, o autoconhecimento leva a autoconfiança, esta imprescindível para sucesso na comunicação.
Cuidar da saúde física e mental;
Aprenda a receber o Feedback negativo, com ele aprendemos;
Direcione a voz com o olho, olhar para todo o auditório
Seja um bom ouvinte;
Voz adequada ( entonação, projeção, impostação, entre outros);
Organize seu discurso;
Bom humor com as pessoas que estão ao seu redor;
Procurar um profissional especializado e desenvolver suas habilidades comunicativas.
Por fim, lembrem – se sempre que o “sucesso profissional está ligado a forma de comunicação” e vocês conseguem isto, através do aperfeiçoamento das técnicas.
Cristiane Romano
Fonoaudióloga
Especialista em Voz – CEFAC
Especialista em Gestão e Estratégia de Marketing
Mestranda em Ciências pela USP