Home > Newsletter > Habilidade imprescindível - Técnico Segurança do Trabalho
NEWSLETTER
30/11/2011
Habilidade imprescindível - Técnico Segurança do Trabalho

Uma das primeiras lembranças que tenho do meu começo na área de Segurança e Saúde do Trabalho diz respeito ao dia em que conheci um colega que sabia de cor toda a legislação. Fiquei encantado diante daquela figura. Hoje, quase 30 anos depois me lembro desta mesma figura como algo pitoresco e o que me encanta neste momento da vida profissional são as vezes que tive a oportunidade de encontrar profissionais que, além de saber a legislação, sabiam o que fazer com ela e, mais do que isso, sabiam como fazer com que outras pessoas entendessem qual a sua necessidade e utilidade.
Conheço muita gente que sabe muita coisa sobre prevenção. Infelizmente não conheço tantas pessoas que saibam transformar seu conhecimento em algo que seja de fato útil para as organizações e para os trabalhadores. É neste meio, em que o saber não chega, que se encontra boa parte dos problemas que ocorrem em nossa área.
O fato de a SST ser uma área com muitas bases legais fez e faz com que poucos sejam os profissionais que atentem para a necessidade de desenvolver habilidades para a negociação. Quase tudo fica meio restrito à ideia de que sendo obrigatório, mais cedo ou mais tarde, será feito; ou que “quando o fiscal aparecer eles vão ver o que é bom”.Esta forma de pensar desvaloriza uma das grandes habilidades que um profissional precisa ter: ser negociador.
As pessoas percebem o quanto a legislação é problemática em nosso país. Isso tem razões históricas, uma vez que os empresários quase sempre vêem a legislação como algo que gera apenas tributos e problemas, em vez de soluções e benefícios para o negócio. Eles simplesmente entendem que não precisam de qualquer coisa que venha do governo para tocar seus negócios de forma adequada e as questões de SST entram neste mesmo pacote. Até mesmo os SESMTs são percebidos desta forma e, por esta razão, surgem as tentativas de dar fim à NR 4.
Não estão distantes disso aqueles que, despidos de seu papel empresarial ou profissional, causam danos à saúde e à vida de outras pessoas. Chegando a este ponto, entende-se que as diferenças de percepção estão entre as causas primárias de conflitos e que apenas insistir em um assunto sem atuar como negociador não conduz aos resultados esperados.
É essencial, tanto para a consecução dos objetivos prevencionistas como também para a realização do profissional - que, muito mais do que apenas saber quais os parâmetros legais ou técnicos para um determinado assunto, ele, como gestor principal, aprenda e domine técnicas de negociação.
Negociação é um processo de acordo além das visões e convicções pessoais na direção de um resultado. Para que transcorra bem é preciso que elementos como flexibilidade e confiança sejam bem trabalhados. É essencial, muito mais do que saber falar bem, saber ouvir bem para perceber dificuldades alheias e remover obstáculos. A competência em negociar é hoje uma habilidade imprescindível em qualquer área de atuação.
Ser um bom negociador é algo a ser aprendido. Inicia pelo pleno conhecimento do assunto a ser tratado, do ponto de vista externo (legislação, por exemplo) e da organização. Chega até o planejamento sobre como o assunto será conduzido, incluindo uma forma que permita, ao mesmo tempo, visibilidade sobre o assunto de modo compatível com pessoas que estão sempre muito ocupadas e, também, a possibilidade de ser aprovado de forma total ou parcial. Passa pela maneira franca de tratar o assunto e chega ao objetivo de beneficiar a organização como um todo.
Pode parecer um detalhe falar sobre negociação. Mas entre o obrigatório e a realidade existe um espaço para a ação humana e a experiência mostra o quanto ela faz a diferença.



Cosmo Palásio de Moraes Júnior
- Técnico de Segurança do
Trabalho e Coordenador do egroup SESMT

 

 

 

EDIÇÕES ANTERIORES
• Técnico em Segurança do Trabalho   Ver Newsletter
• Curso Oratória e Comunicação Estratégica   Ver Newsletter
• Curso: Oratória e Comunicação Estratégica   Ver Newsletter
• Palestra: Como passar em provas e concursos   Ver Newsletter
• Café Empresarial   Ver Newsletter
• Curso: Oratória e Comunicação Estratégica   Ver Newsletter
• Curso: Língua Portuguesa   Ver Newsletter
• Processo Seletivo 2011/2 - Curso Técnico em Segurança do Trabalho   Ver Newsletter
• Catho Online de 04/08/2011 - Por que a Comunicação é importante?   Ver Newsletter
• 1° Seminário "A responsabilidade do profissional de Segurança do Trabalho frente às exigências do mercado"   Ver Newsletter
• Habilidade imprescindível - Técnico Segurança do Trabalho   Ver Newsletter
• Aluno do Senac Piracicaba ganha competição de empreendedorismo   Ver Newsletter
• Concurso sem dúvida: INSS   Ver Newsletter
• Veja respostas para 10 dúvidas frequentes sobre concursos   Ver Newsletter
• A importância da comunicação humana nas empresas   Ver Newsletter
• CUIDADO COM A SUBJETIVIDADE NA HORA DA ENTREVISTA   Ver Newsletter
• O que o mercado de trabalho valoriza nas pessoas?   Ver Newsletter
• Como estudar:   Ver Newsletter
• 5 valiosas dicas para passar em concurso público   Ver Newsletter
• Técnico em Segurança da Trabalho - Curiosidades   Ver Newsletter
• As novas regras para um bom currículo   Ver Newsletter
• Vantagens dos Cursos Técnicos – Mercado de Trabalho precisa de profissionais   Ver Newsletter
• Edital FHEMIG 2012   Ver Newsletter
• 6 perguntas e respostas sobre a redação no vestibular e Enem   Ver Newsletter
• Indústria vai abrir 7 milhões de vagas para técnicos até 2015   Ver Newsletter
• Cursos para Motoristas Profissionais   Ver Newsletter
• As vantagens de ser bilíngue   Ver Newsletter
• Considerações gerais sobre motofrete e mototáxi   Ver Newsletter
• Há vagas e bons salários para técnicos   Ver Newsletter
• A tão cobiçada carreira no serviço público   Ver Newsletter
• LEI Nº 12.009, DE 29 DE JULHO DE 2009.   Ver Newsletter
• A Informática no mundo atual   Ver Newsletter
• ENEM: Uma nova porta de entrada para as Universidades Federais   Ver Newsletter
• A importância do ensino técnico e da capacitação profissional   Ver Newsletter
• Curso Técnico em Enfermagem   Ver Newsletter
   AGENDA
2726 PESSOAS JÁ PARTICIPARAM DE EVENTOS NA VS² DESDE JULHO DE 2010